Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Barriguda: Revista Científica é uma publicação quadrimestral de trabalhos científicos com fluxo contínuo para submissão de trabalhos. A revista tem interesse em artigos originais, análises de decisões judiciais, resenhas críticas, artigos de revisão, notas científicas entrevistas e informações sobre inovações na ciência. A linha editorial da revista é interdisciplinar e abrange as seguintes áreas do conhecimento: Ecologia, Recursos Hídricos, Tratamento de águas de Abastecimento e Residuárias, Saneamento Básico, Saneamento Ambiental, Saúde Coletiva, Conservação da Natureza, Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Direito (abrange todas as áreas jurídicas e suas conexões com a cultura), Administração, Economia, Comunicação, Turismo, Filosofia, Sociologia, Antropologia, História, Geografia, Psicologia, Educação, Ciência Política e Artes. Criada a partir dos princípios da Democracia, Independência, Autonomia e Solidariedade este periódico repudia conteúdos racistas, xenofóbicos, sexistas ou que atinjam a integridade dos indivíduos. O periódico está aberto a participação de autores nacionais e estrangeiros, membros ou não do CIPED. Os trabalhos podem ser redigidos em português, inglês, espanhol, italiano e francês. Os números da revista são publicados em: 30 de Abril; 30 de Agosto; 30 de Dezembro.

A missão desta revista atravessa a promoção e incentivo da produção acadêmica, social e cultural através do debate contínuo em torno da construção de soluções para problemas reais, com a integração entre comunidade científica e sociedade.

ISSN 2236-6695

"A Barriguda: Scientific Journal" is a quarterly publication of scientific works with continuous flow for submission of papers. The jurnal has an interest in original articles, reviews of judgments, critical reviews, review articles, scientific notes and interviews information about innovations in science. The editorial line of the journal is interdisciplinary and covers the following areas of knowledge: Ecology, Water Resources, Treatment Supply and Sewage water, Sanitation, Environmental Sanitation, Public Health, Nature Conservation, Agricultural Products Processing Engineering, Science and Food technology, Law (covers all legal areas and its connections with the culture), Management, Economy, Comunication, Tourism, Philosophy, Sociology, Anthropology, History, Geography, Psychology, Education, Political Science and Arts. Built on the principles of Democracy, Independence, Autonomy and Solidarity this journal repudiates racist, xenophobic, sexist or reach the integrity of individuals. The journal is open to participation of national and foreign authors, members or not CIPED. Papers can be written in Portuguese, English, Spanish, Italian and French. The issues of the journal are published on: 30th of April; 30th of August; 30th of December.

The mission of this magazine through the promotion and encouragement of academic production, social and cultural development through the ongoing debate surrounding the construction of solutions to real problems with the integration of the scientific community and society.

ISSN 2236-6695

 

Políticas de Seção

Edição Completa

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Originais/Original Articles

Mínimo de 12 laudas e máximo de 20 laudas. Apresentam, geralmente, estudos teóricos ou práticos referentes à pesquisa e desenvolvimento que atingiram resultados conclusivos significativos. Os artigos científicos referentes à pesquisa experimental devem conter todas as informações necessárias que permitirão ao leitor repetir as experiências e/ou avaliar as conclusões do autor e os seguintes tópicos: Título (Português e Inglês), resumo e palavras-chaves; abstract e keywords; introdução; Material e Métodos; Resultados; Discussão e Conclusões separadamente; Agradecimentos; Fornecedores, quando houver e Referências Bibliográficas. Os artigos teóricos deverão conter os seguintes tópicos: Título (Português e Inglês), resumo e palavras-chaves; abstract e keywords; introdução, Desenvolvimento (dividido em tópicos, conforme a estrutura do estudo); Considerações finais e Referências.

Minimum of 12 pages and maximum of 20 pages. They generally present theoretical or practical research and development studies that have achieved significant conclusive results. Scientific articles on experimental research should contain all the necessary information that will allow the reader to repeat the experiments and / or evaluate the author's conclusions and the following topics: Title (Portuguese and English), abstract and keywords in English and Portuguese; introduction; Material and methods; Results; Discussion and Conclusions separately; Acknowledgements; Suppliers, when available and Bibliographic References. The theoretical articles should contain the following topics: Title (Portuguese and English), abstract and keywords in English and Portuguese; Introduction, Development (divided into topics, according to the structure of the study); Final considerations and references.

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Resenhas/Reviews

Mínimo de 2 laudas e máximo de 4 laudas. As resenhas deverão estar compostas de: 1. Cabeçalho (autor, título; edição; cidade, editora, ano, volume, numero total de páginas). 2. Texto (informações gerais sobre o autor da obra, descrição do conteúdo, destacando pontos relevantes da obra); 3. Comentários críticos (ressaltar pontos positivos e negativos da obra, analisar a metodologia, a contribuição no campo científico da área do direito, apontar algum traço característico da obra).

 



Minimum of 2 pages and maximum of 4 pages. The reviews should be composed of: 1. Header (author, title, edition, city, publisher, year, volume, total number of pages). 2. Text (general information about the author of the work, description of the content, highlighting relevant points of the work); 3. Critical comments (to highlight positive and negative aspects of the work, analyze the methodology, the contribution in the scientific field of the law area, to point out some characteristic feature of the work).

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Análise de Decisão Judicial/Judicial Decision Analysis

Mínimo de 5 laudas e máximo de 10 laudas. Deve primeiramente, constar o sumário do jurista que vier a comentá-lo. O seu nome. A ementa e o inteiro teor do acórdão comentado. Os fatos do julgado. Os fundamentos e as controvérsias do Acórdão. A questão do mérito do julgado. As possíveis críticas acerca da decisão em grau superior de jurisdição. A conclusão. As referências, em caso de se fundar as críticas em doutrina.



Minimum of 5 pages and maximum of 10 pages. It must first, include the summary of the jurist who comes to comment it. Your name. The contents and the entire contents of the judgment mentioned. The facts of the judgment. The grounds and controversies of the Judgment. The question of the merits of the judgment. Possible criticisms of the decision in higher jurisdiction. The conclusion. The references, in case of founding criticism in doctrine.

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Artigos de Revisão/Review articles

Mínimo de 12 laudas e máximo de 20 laudas. Trabalhos que analisam e discutem trabalhos de outros autores. Deve envolver temas relevantes dentro do escopo da revista. O número de artigos de revisão por fascículo é limitado e os autores somente poderão apresentar artigos de interesse da revista mediante convite de membro(s) do comitê editorial da Revista. No caso de envio espontâneo do autor (es), é necessária a inclusão de resultados relevantes próprios ou do grupo envolvido no artigo, com referências bibliográficas, demonstrando experiência e conhecimento sobre o tema. Artigo de revisão deverá conter os seguintes tópicos: Título (português e inglês); Resumo com Palavras-chave; Abstract com Key words; Desenvolvimento do tema proposto (com subdivisões em tópicos ou não); Conclusões ou Considerações Finais; Agradecimentos (se for o caso) e Referências.

Minimum of 12 pages and maximum of 20 pages. Works that analyze and discuss works by other authors. It should involve relevant topics within the scope of the journal. The number of review articles per issue is limited and authors may only submit articles of interest to the journal by invitation of members of the editorial board of the Journal. In the case of spontaneous sending of the author (s), it is necessary to include relevant results of the own or the group involved in the article, with bibliographical references, demonstrating experience and knowledge on the subject. Review article should contain the following topics: Title (Portuguese and English); Summary with Keywords; Abstract with Key words; Development of the proposed theme (with subdivisions in topics or not); Conclusions or Final Considerations; Acknowledgments (if any) and References.

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Entrevistas/Interview

Mínimo de 2 laudas e máximo de 4 laudas. As entrevistas devem versar sobre temais relevantes dentro do escopo da revista. Os entrevistados devem ser nomes reconhecidamente consolidados nas suas áreas de pesquisa. A estrutura é a seguinte: 1. Cabeçalho (título). 2. Biografia do Entrevistado (informações gerais, destacando pontos relevantes da trajetória pessoal). 3. Texto (Perguntas e Respostas).

Minimum of 2 pages and maximum of 4 pages. The interviews should cover relevant topics within the scope of the journal. Respondents should be recognized names in their research areas. The structure is as follows: 1. Header (title). 2. Interviewee's biography (general information highlighting relevant points of the personal trajectory). 3. Text (Questions and Answers).

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Notas Científicas/Scientific Notes

Mínimo de 10 laudas e máximo de 15 laudas. Uma forma concisa, mas com descrição completa de uma pesquisa em andamento, com documentação bibliográfica e metodologias completas, como um artigo científico regular. Deverá conter os seguintes tópicos: Título (português e inglês); Resumo com Palavras-chave; Abstract com Key words; Corpo do trabalho sem divisão de tópicos, porém seguindo a sequência - introdução, metodologia, resultados e discussão (podem ser incluídas tabelas e figuras), conclusão e referências.

Minimum of 10 pages and maximum of 15 pages. A concise but full description of an ongoing research, with bibliographic documentation and complete methodologies, such as a regular scientific paper. It should contain the following topics: Title (Portuguese and English); Summary with Keywords; Abstract with Key words; Body of work without division of topics, but following the sequence - introduction, methodology, results and discussion (tables and figures can be included), conclusion and references.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos trabalhos submetidos para publicação ocorre segundo “avaliação cega pelos pares”, na qual o trabalho é recebido pelo Comitê de Política Editorial que confere o arquivo enviado, para confirmar a ausência de identificação de autoria, o que é essencial para a garantia de uma avaliação imparcial e segura, após isso se faz a verificação da observância no arquivo submetido de outras normas exigidas pelo periódico, tais como o respeito aos limites de páginas e encaminha-se o trabalho ao Conselho Editorial, a professores e pesquisadores do CIPED e aos avaliadores de outras instituições nomeados ad hoc, de acordo com a área de conhecimento da pesquisa e quantidade de artigos em avaliação. Havendo divergência de recomendação entre os avaliadores será designado um terceiro avaliador antes de ser formalizada a decisão editorial. Uma vez designado para apreciar um manuscrito submetido o Avaliador pode declarar-se indisponível para realizar a avaliação. Neste caso um novo avaliador será designado. Uma vez aceitando a tarefa de Avaliador terá um prazo de 15 dias para realizar a tarefa, sendo tal prazo prorrogável por mais 30 dias, devendo registrar seus comentários diretamente na página da revista, bem como a sua recomendação. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito se tiver dois pareceres favoráveis e será rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e um desfavorável, a decisão sobre a publicação ou não do artigo será do Conselho Editorial. Os avaliadores orientarão seu julgamento e parecer das submissões que lhe forem designadas levando em consideração as seguintes diretrizes: 1. O assunto tratado no artigo é relevante para ser veiculado pela revista? 2. O artigo é original (grau de ineditismo das ideias apresentadas)? 3. O título reflete clara e suficientemente o conteúdo do artigo? 4. A apresentação, a organização e o tamanho do artigo são satisfatórios? 5. Resumo e Abstract indicam todos os tópicos do artigo de forma clara e concisa? 6. Palavras-chave e Keywords são esclarecedores e condizentes ao trabalho? 7. A introdução faz uma revisão sobre o tema abordado e deixa claro o objetivo do trabalho? 8. A metodologia está suficientemente clara, permitindo que o artigo possa ser reproduzido? 9. A discussão é pertinente e suficiente? 10. Os dados justificam as interpretações? 11. Há necessidade de acréscimo de algum item que possa enriquecer o artigo? 12. É necessário redução ou a retirada de alguma parte do artigo? 13. As ilustrações e tabelas são necessárias e pertinentes? 14. As figuras são ilustrativas e apresentam boa qualidade para reprodução? 15. As referências são adequadas e necessárias? 16. As referências estão redigidas de acordo com as normas da revista? 17. Os autores referenciados no texto estão citados nas referências? 18. Foi feita alguma anotação no manuscrito? 19. Aspectos Éticos e de Biossegurança: - O manuscrito envolve experimentação com seres humanos, animais ou de biossegurança de forma a requerer análise de suas implicações éticas? ( ) sim ( ) não Em caso afirmativo - O artigo contempla adequadamente os aspectos éticos ou de biossegurança envolvidos? ( ) sim () não 20. Parecer quanto à publicação do artigo: Aceitar; Correções obrigatórias; Submeter novamente para avaliação; Enviar para outra revista; Rejeitar.



The evaluation of papers submitted for publication occurs second blind review, in which the work is received by the Editorial Policy Committee to confer the uploaded file to confirm the absence of identification of authorship, which is essential to guarantee an impartial and reliable evaluation after this is done the verification of compliance with the submitted file other standards required by the journal, such as respect to page limits and forwards the work to the Editorial Board, teachers and researchers from CIPED and evaluators other appointed ad hoc institutions, according to the research area of knowledge and quantity of items in evaluation. Having recommendation of disagreement between the evaluators will be assigned a third appraiser before being formalized editorial decision. Once appointed to enjoy a manuscript submitted Evaluator can declare himself unavailable to perform the evaluation. In this case a new appraiser will be appointed. Since accepting the task Evaluator will have a period of 15 days to accomplish the task, and this period may be extended for another 30 days, must register their comments directly on the page of the journal, , as well as its recommendation. After the corrections and possible suggestions, the article will be accepted if you have two positive and will be rejected when two opinions are unfavorable. In the case of a favorable and unfavorable, the decision on whether to publish the article will be the Editorial Board. Evaluators will guide your judgment and opinions of the submissions may be assigned taking into account the following guidelines: 1. The subject of the article is relevant for publication in the journal? 2. The article is original (degree of novelty of the ideas presented)? 3. The title clearly and sufficiently reflect the content of the article? 4. The presentation, organization and product size are satisfactory? 5. Summary and Abstract indicate all article topics clearly and concisely? 6. Keywords are instructive and conducive to work? 7. The introduction makes a review of the topic and makes clear the purpose of the work? 8. The methodology is sufficiently clear, allowing the article to be reproduced? 9. The discussion is relevant and sufficient? 10. The data justify the interpretations? 11. There is a need of adding any items that can enrich the article? 12. It is necessary reduction or removal of any part of the article? 13. The illustrations and tables are necessary and relevant? 14. The figures are illustrative and have good quality for playback? 15. References are appropriate and necessary? 16. References are written according to the journal's standards? 17. The authors referenced in the text are cited in the references? 18. any note was made in the manuscript? 19. Ethical aspects and Biosafety: - The manuscript involves experimentation with human beings, animals or biosafety in order to require analysis of its ethical implications? () Yes () No If yes - Article adequately address the ethical or biosafety involved? () Yes () No 20. Opinion on the publication of the article: Accept; required patches; Resubmit for review; Send to another journal; Reject.

 

Periodicidade

A Barriguda: Revista Científica é quadrimestral - três números por volume.

A publicação da revista é feita em formato eletrônico (http://abarriguda.org.br/revista).

Adota Fluxo Contínuo para submissão de trabalhos.

“A Barriguda: Revista Científica” is four-monthly - three numbers by volume.

The journal is published in electronic format (http://abarriguda.org.br/revista).

It adopts Continuous Flow for submission of works.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Todo conteúdo da revista, exceto aqueles identificados, está licencidado sob a Licença Creative Commons Attribution 3..0 (CC BY-NC 3.0)

This journal offers immediate free access to its content, following the principle that providing free scientific knowledge to the public provides greater global democratization of knowledge.

All content of the journal, except those identified, is licensed under the Creative Commons Attribution License 3..0 (CC BY-NC 3.0)

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

This journal uses the LOCKSS system to create a distributed file system between participating libraries and allows them to create permanent journal files for preservation and restoration. Know more...

 

Indexado em/Indexed in

Sumários.Org
IBICT SEER
LiVRE!
Directory of Research Journals Indexing
Journalindex.net
Bielefeld Academic Search Engine (BASE)
CiteFactor
Google Scholar
ResearchBib
Open Academic Journals Index (OAJI)
Actualidad Iberoamericana
Latindex
Red Iberoamerica de Innovación y Conocimiento Científico (REDIB)
Academic Keys
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP)
International Scientific Indexing (ISI)
Scientific Indexing Services
Technische Informations Bibliothek (TIB)
Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Humboldt-Universität zu Berlin
Electronic Journals Library - Max Planck Society
Universitäts Bibliothek Leipzig
Wildauer Bücher+E-Medien Recherche-Tool (WILBERT)
ZHdK Medien-und Informationszentrum
Hochschule Hannover University of Applied Sciences and Arts
Universal Impact Factor
Diadorim
OasisBr
La Referencia
Openaire
WorldCat
DOAJ
Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional - RVBI
GEOMAR Library Ocean Research Information Access
Portal de Periódicos CAPES

 

Instruções aos avaliadores/Instructions to Evaluators

A Barriguda: Revista Científica orienta aos Avaliadores que para emitir o parecer em artigos científicos seguir os passos abaixo para realizar o processo de avaliação:

1) Após receber o e-mail do Editor-chefe solicitando avaliação, entrar com o Login e Senha informado no momento do cadastro, caso não lembre da senha encaminhe um e-mail para contato@abarriguda.org.br solicitando uma senha provisória;

2) Na Página do Usuário, abaixo do título da Revista, aparecerá sua função (autor, avaliador), clique sobre a função Avaliador, abrirá uma página com as Submissões Ativas listando todos os trabalhos designados para sua avaliação;

3) Clique sobre o título que deseja avaliar, abrirá outra janela Submissão Aguardando Avaliação e informações como: Cronograma de Avaliação e Diretrizes para Avaliação;

4) O primeiro passo para iniciar a avaliação é informar ao editor sobre a Disponibilidade para executar a tarefa, clicando no ícone de e-mail no item 1:

Obs: Ao clicar no ícone o sistema abrirá na tela um “E-mail Padrão”, para informar a disponibilidade do avaliador ao Editor responsável. Note que o texto pode ser editado. Para enviar a mensagem, o Avaliador deve clicar no botão ENVIAR.

5) Após indicar a disponibilidade (aceito), o documento submetido e os suplementares, se for o caso, estarão disponíveis para Download no ITEM 3 (Clique no nome do documento para baixar em sua máquina e realizar a avaliação caso queira inserir no documento comentários). O documento com os comentários deverá ser transferido no ITEM 5 abaixo;

6) O ITEM 4 é o mais Importante, por isso é Obrigatório acessar o Formulário de Avaliação (destaque na cor verde) e preencher todos os campos. Observem os campos com asteriscos que são obrigatório o preenchimento;

7) O ITEM 5 é destinado para a transferência do manuscrito caso tenha feito modificações diretas no texto (sugerimos grifa-las com outra cor), e/ ou tenha realizado comentários para consulta do editor e/ou autor; Certifique-se de remover do manuscrito qualquer informação que identifique o avaliador;

8) Escolha a recomendação adequada conforme a definida no Formulários de Avaliação e submeta a avaliação para concluir o processo. Lembrando que só quando o "Formulário for preenchido e salvo (ITEM 4) é que o ITEM 6 ficará disponível para finalizar a avaliação.

Obs: Ao clicar em Enviar avaliação para Editor sistema abrirá na tela com uma mensagem de confirmação de avaliação concluída deve clicar em OK. O sistema abrirá a tela de E-mail Padrão para informar a recomendação ao Editor Responsável. Para enviar o e-mail, o Avaliador deve clicar no botão Enviar.


Dúvidas entrar em contato com o e-mail contato@abarriguda.org.br

Agradecemos a sua disponibilidade,

A Barriguda: Revista Científica
Esther Barros
Editor-chefe



“A Barriguda: Revista Científica” guides the Evaluators that to issue the opinion in scientific articles follow the steps below to carry out the evaluation process:

1) After receiving the e-mail from the Editor-in-Chief requesting evaluation, enter the Login and Password informed at the time of registration, if you do not remember the password send an email to contato@abarriguda.org.br requesting a temporary password;

2) On the User Page, under the title of the Journal, your role will appear (author, evaluator), click on the Evaluator function, open a page with Active Submissions listing all the works assigned to your evaluation;

3) Click on the title that you want to evaluate, will open another window Submission Waiting for Evaluation and information such as: Evaluation Schedule and Evaluation Guidelines;

4) The first step to start the evaluation is to inform the editor about Availability to perform the task by clicking on the email icon in “ITEM 1”:

Note: By clicking on the icon the system will open a "Standard E-mail" on the screen to inform the availability of the evaluator to the responsible Editor. Note that the text can be edited. To send the message, the Reviewer must click on the SEND button.

5) After indicating the availability (accepted), the document submitted and the supplementary documents, if any, will be available for Download in “ITEM 3” (Click on the name of the document to download on your machine and carry out the evaluation if you want to insert comments in the document ). The document with comments should be downloaded in “ITEM 5” below;

6) “ITEM 4” is the most important, so it is mandatory to access the Evaluation Form (highlighted in green) and fill in all the fields. Note the fields with asterisks that are required to be filled in;

7) “ITEM 5” is intended for the transfer of the manuscript if you have made direct modifications to the text (we suggest you make them in another color), and / or have made comments for the editor and / or author; Be sure to remove from the manuscript any information that identifies the evaluator;

8) Choose the appropriate recommendation as defined in the Evaluation Forms and submit the evaluation to complete the process. Remember that only when the "Form is completed and saved (“ITEM 4”) will “ITEM 6” be available to finalize the evaluation.

Note: Clicking Submit Evaluation for System Editor will open on the screen with a completed evaluation confirmation message you should click OK. The system will open the Default E-mail screen to report the recommendation to the Responsible Editor. To send the e-mail, the Evaluator must click the Send button.


Doubts get in touch with the email contato@abarriguda.org.br

We appreciate your availability,

The Barriguda: Scientific Journal
Esther Barros
Editor-in-Chief

 

Ética na Pesquisa/ Research Ethics

A observância dos preceitos éticos referentes à condução, bem como ao relato da pesquisa, são de inteira responsabilidade dos autores, respeitando-se as recomendações éticas compostas na Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 2000 e 2008) da Associação Médica Mundial. Para pesquisas que apresentam resultados envolvendo Seres Humanos no Brasil, obrigatoriamente os autores devem observar, integralmente, as normas constantes na Resolução CNS nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde. Os procedimentos éticos adotados na pesquisa devem ser descritos no último parágrafo da seção “Metodologia”, que o consentimento dos sujeitos foi obtido e a indicação de que o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos, bem como citar o número do parecer ou protocolo de aprovação.

Continuando nossa tradição de excelência, informamos as melhorias editoriais que visam fortalecer a integridade dos artigos publicados por esta revista. Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos:

1 Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

2 Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:

- artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;

- na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;

- todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;

- a aprovação final do artigo será feita pelos editores e conselho editorial.

3 Para responder aos critérios, serão realizados os seguintes procedimentos:

a) Os editores avaliarão os manuscritos com o sistema CrossCheck logo após a submissão. Primeiramente será avaliado o conteúdo textual dos artigos científicos, procurando identificar plágio, submissões duplicadas, manuscritos já publicados e possíveis fraudes em pesquisa;

b) Com os resultados, cabe aos editores e conselho editorial decidir se o manuscrito será enviado para revisão por pares que também realizarão avaliações;

c) Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser avaliados novamente.


Observance of the ethical precepts regarding conduction as well as the reporting of the research are the sole responsibility of the authors, respecting the ethical recommendations made in the Declaration of Helsinki (1964, restated in 1975, 1983, 1989, 2000 and 2008). World Medical Association. For researches that present results involving human beings in Brazil, the authors must observe, in full, the norms contained in CNS Resolution No. 466, of December 12, 2012, of the National Health Council. The ethical procedures adopted in the research must be described In the last paragraph of the "Methodology" section, that the subjects' consent was obtained and the indication that the study was approved by the Research Ethics Committee involving Human Subjects, as well as citing the opinion number or approval protocol.

Continuing our tradition of excellence, we report the editorial improvements that aim to strengthen the integrity of the articles published by this magazine. In accordance with the COPE (Committee on Publication Ethics) guidelines, which aim to encourage the identification of plagiarism, malpractice, fraud, possible breaches of ethics and the opening of proceedings, we indicate:

1 Authors should visit the COPE website http://publicationethics.org, which contains information for authors and editors on research ethics;

2 Before submission, authors should follow the following criteria:

- articles containing data acquisition or analysis and interpretation of data from other publications should explicitly refer to them;

- in the writing of articles containing a critical review of the intellectual content of other authors, they should be duly cited;

- all authors must meet the criteria of unpublished authorship of the article and none of the researchers involved in the research may be omitted from the list of authors;

- final approval of the article will be made by editors and editorial board.

3 In order to meet the criteria, the following procedures will be carried out:

A) The editors will evaluate the manuscripts with the CrossCheck system soon after the submission. Firstly, the textual content of the scientific articles will be evaluated, trying to identify plagiarism, duplicate submissions, already published manuscripts and possible fraud in research;

B) With the results, it is up to the editors and editorial board to decide whether the manuscript will be submitted for peer review that will also carry out evaluations;

C) After acceptance and prior to publication, articles may be reassessed.

 

Conflitos de Interesse/Conflicts of interest

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.

A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.

É obrigatório que a autoria do manuscrito declare a existência de conflitos de interesse. Mesmo julgando não haver conflitos de interesse, o(s) autor(es) deve(m) declarar essa informação no ato de submissão do artigo, no Passo 3: Inclusão de Metadados (Política de Conflito de Interesse), e transferir o Modelo de Declaração de Conflito de Interesse a seguir, assinado por todos os autores, para legitimar a idoneidade dos resultados do estudo submetido em formato de arquivo "Doc" no Passo 4 – Transferência de Documentos Suplementares em um único arquivo:

Autoria: todos os participantes do artigo que tiveram efetiva contribuição intelectual e científica na realização do trabalho. Não é papel do editor e nem do conselho, arbitrar conflitos relacionados à autoria.

Participantes que tiveram atividade puramente técnica (ato operatório, revisão bibliográfica, chefes de departamento, serviços ou financiados) devem ser listados nos agradecimentos.

MODELO - Declaração de Conflito de Interesse e Declaração sobre a contribuição individual de cada um dos autores no artigo

Eu, _____________________, autor responsável pelo manuscrito “____________________________”, declaro que nenhum dos autores deste estudo possui qualquer tipo de interesse abaixo descrito, ou outros que configurem o chamado Conflito de Interesse.
Declaro que o manuscrito apresentado não recebeu qualquer suporte financeiro da indústria ou de outra fonte comercial e nem eu, nem os demais autores ou qualquer parente em primeiro grau possuímos interesses financeiros/outros no assunto abordado no manuscrito.

Em caso contrário, especifico, abaixo, qualquer associação que possa representar um conflito de interesse que eu e/ou os demais autores ou seus parentes de primeiro grau tive(mos) nos últimos cinco anos com empresas privadas e/ou organizações, mesmo sem fins lucrativos — por exemplo: participação em inventos/desenvolvimento de software, aparelho, técnica de tratamento ou laboratorial, equipamentos, dispositivos ou tecnologias; participações e atividades de consultoria e/ou palestras; propriedade intelectual; participação acionária; situações de licenciamento de patentes etc.

Os autores ___________________ e ______________________ declaram ser responsáveis pela elaboração do manuscrito citado sendo que a (o) primeiro(a) autor participou na elaboração do ___________________; ________________; ________________ (listar a contribuição no artigo) e o segundo autor participou na elaboração do _____________________; ________________; ______________________.


Local, __/__/__. Assinatura(s): _______________





Conflicts of interest may arise when authors, reviewers or editors have interests that, apparent or not, may influence the writing or evaluation of manuscripts. The conflict of interest may be personal, commercial, political, academic or financial.

Public trust in the peer review process and the credibility of published articles depend in part on how conflicts of interest are managed during writing, peer review, and decision making by publishers.

It is mandatory that the authorship of the manuscript declares the existence of conflicts of interest. Even if there are no conflicts of interest, the author (s) must declare this information at the time of submission of the article, in Step 3: Inclusion of Metadata (Conflict of Interest Policy), and transfer the Model of Declaration of Conflict of Interest, signed by all authors, to legitimize the suitability of the results of the study submitted in "Doc" file format in Step 4 - Transfer of Supplementary Documents in a single file:

Authorship: all the participants of the article who had an effective intellectual and scientific contribution to the work. It is neither the role of the editor nor the board to arbitrate conflicts related to authorship.

Participants who had purely technical activity (operative, bibliographic review, department heads, services or financed) should be listed in the acknowledgments.

MODEL - Declaration of Conflict of Interest and Declaration on the individual contribution of each of the authors in the article

I, _____________________, author responsible for the manuscript "____________________________", declare that none of the authors of this study have any interest described below, or others that configure the so-called Conflict of Interest.
I declare that the submitted manuscript has received no financial support from the industry or other commercial source and neither I, nor the other authors or any first-degree relatives have any financial / other interests in the subject matter covered in the manuscript.
Otherwise, I specify below, any association that may represent a conflict of interest that I and / or other authors or their first-degree relatives have had in the last five years with private companies and / or organizations, even without purpose For example: participation in inventions / software development, apparatus, treatment or laboratory technique, equipment, devices or technologies; Participations and consulting activities and / or lectures; intellectual property; Equity interest; Patent licensing situations etc.

The authors ___________________ and ______________________ declare to be responsible for the preparation of the manuscript cited being that the first author participated in the elaboration of the ___________________; ________________; ________________ (list the contribution in the article) and the second author participated in the preparation of _____________________; ________________; ______________________.


Local, __/__/__. Signature (s): _______________

 

Prazo de avaliação/Evaluation period

A avaliação dos trabalhos submetidos ao periódico leva entre 90 e 180 dias.




The evaluation of the papers submitted to the journal takes between 90 and 180 days.

 

Modelo de Financiamento/ Financing Model

A Barriguda: Revista Científica é associação sem fins lucrativos, mantida pelo trabalho voluntário de seus membros, o qual não gera vínculo empregatício nem rendimentos.


“A Barriguda: Revista Científica”is a non-profit association, maintained by the voluntary work of its members, which does not generate employment or income.