I Café Pensante

O Café Pensante é um evento que se originou como reflexo da nova forma de se pensar o direito proposta pela criação da Revista A Barriguda, uma vez que se estabeleceu como objetivo urgente aproximar a pesquisa jurídica dos problemas reais da nossa sociedade e discutir com a comunidade de maneira próxima e aberta acontecimentos de relevância. O I Café Pensante ocorreu em dezembro de 2012 e com o propósito de reunir profissionais, pesquisadores do direito e áreas afins em conjunto com a sociedade convidou o jurista com destacada atuação no Tribunal do Júri, Felix Araújo Filho para conduzir as discussões.

II Café Pensante

A segunda edição do encontro, em março de 2014, contou com a presença e participação do Professor Dr. Rubens Pinto Lyra, Bacharel em Direito, sociólogo e cientista político, com Doutorado em Direito Público e Ciência Política (Un.Nancy -1975) e Pós-doutorado pela Université de Picardie (1991) – França. O tema proposto e discutido pelo professor foi “Maquiavel: Estado, dialética dos conflitos sociais e participação popular”.

Screenshot_16

III Café Pensante

Evento ocorrido em dezembro de 2014, na cidade de Roma, na Itália, o evento contou com a participação dos professores Vincenzo Carbone (Università Della Sapienza) e Gabriele Quaranta (Università Di Roma I), que debateram temas relativos ao direito tributário internacional.

Screenshot_17

IV Café Pensante

Com o tema “Direitos Humanos, Imigração e União Europeia”, em dezembro de 2014 na cidade de Bruxelas, na Bélgica realizou-se o IV Café Pensante com a participação especial de Olard Hasani, bacharel em Direito na Università Del Salento e Master pelo Instituto de Estudos Europeus. O mediador também é Membro da ONG Direitos Humanos e Imigração e da Missão Albanesa na União Europeia.

Screenshot_18

V Café Pensante

Este evento aconteceu em junho de 2015, na cidade de Campina Grande-PB, com o tema “A União Europeia, globalização e constitucionalismo democrático”, com a presença da Professora Adoración Galera Victoria, da Universidade de Granada, e mediação do Professor Doutor Hugo César Araújo de Gusmão.

VI Café Pensante

A sexta edição deste projeto proporcionou à comunidade debate em torno do tema “(In) Tolerância religiosa: cultura e costumes”, em julho de 2015, com a presença de Mércia Batista (Antropóloga e Professora Universitária), Paulo Porto de Carvalho Júnior (Procurador Geral Adjunto de Campina Grande-PB), José Flor de Medeiros Júnior (Historiador e Professor Universitário), Elianildo Nascimento (Representante da URI e membro do Comitê Nacional de Respeito à diversidade religiosa do Ministério de Direitos Humanos) e Rosandro Klinjey (Psicólogo clínico).