I Seminário História, Direito e Política recebe trabalhos

O “I Seminário História, Direito e Política: Processos Judiciais e Pluralidade Interpretativa” é promovido pela Universidade Federal da Paraíba, a partir de seu Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (CAPES 5) e do periódico Prim@ Facie (Qualis B1 em Direito). Ocorrerá entre 15 e 17 de março de 2017, na cidade de João Pessoa-PB.

Tendo público majoritariamente nacional, o evento reunirá especialistas da área de História do Direito e historiadores de ofício para discutir as imbricações entre o processo judicial no tempo humano e suas diferentes interpretações. Cada vez mais as teorias políticas e as visões de justiça estão envolvidas nos litígios no sentido largo, tanto na esfera propriamente do Judiciário quanto em espaços fora das cortes, mobilizando opiniões. O ativismo social da democracia encontrou no Direito um campo fértil de desenvolvimento, onde muitas vezes se encontram o ativismo judicial e o ativismo político-militante.

Recentemente, o PPGCJ aprovou uma nova linha de pesquisa, “Teoria e História do Direito”, no curso de doutorado e modificou sua primeira linha de Direito Econômico para defini-la como “História do Direito, Constitucionalismo e Desenvolvimento Econômico”. Portanto, vem a calhar esta proposta com o investimento mais consistente do PPGCJ/UFPB na reflexão historiográfica, alinhando-se aos diversos especialistas da história do direito e da justiça no Brasil.

Os trabalhos devem ser submetidos no website da UFPB: https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/semhd2017

Data final de submissão de trabalho para a 1ª. chamada: 04 de dezembro de 2016

Deixe uma resposta

*