“Ideias que merecem ser espalhadas”

Para retomar nossa coluna resolvi trazer um pouco do que são as conferências TED e TEDx, bem como, da experiência que vivenciei no primeiro TEDx que participei no último dia 22 de outubro, na Asplan, em João Pessoa-PB.

O TED sigla de Tecnologia, Entretenimento e Design é uma conferência que foi idealizada por Richard Saul Wurman na década de 1980 nos EUA. Em 2001 foi adquirida por Chris Anderson e em 2012 as apresentações do TED.com ultrapassaram a marca de 1 bilhão de visualizações por ano, prova inequívoca da dimensão global da conferência.

Desde 2009 a organização passou a conceder licenças a terceiros para promoverem TEDx ao redor do mundo. Essas conferências são realizadas de forma independente por organizadores locais, mas conservando o estilo TED.

O que mais me chama atenção no TED é sua capacidade de reunir pessoas com as mais distintas histórias de vida para discutir problemas globais e inspirar bilhões de espectadores através de suas ideias. A conferência não promove apenas palestras de 18 minutos vai muito além disso, compartilham-se “ideias que merecem ser espalhadas”, não foi a toa que este é o título desse pequeno paper.

Em que pese eu ser uma TEDsters assumida, o TED e os TEDx são eventos que merecem ser espalhados, compartilhados, disseminados e o que mais puder ser feito para multiplicar o alcance dos conteúdos, das ideias e dos sonhos apresentados no palco.

O #TEDxJoãoPessoaSalom foi um evento gratuito e preparatório para o TEDx João Pessoa que ocorrerá no dia 07 de dezembro.

O evento estava marcado para as 16h e com um pequeno atraso de 15 minutos teve início com a retransmissão da conferência de Tim Urban. Quem é “TEDsters” com certeza já assistiu a sua apresentação com o tema “por dentro da mente de um mestre na procrastinação”, mas para quem ainda não conhece ou conhece pouco as palestras mais famosas do TED ao final disponibilizo os links com legenda.

Após o vídeo de Tim Urban, a primeira conferencista, Anne Kiepe, apresentou-se seguida de Patrícia Muniz que dividiu com o público sua trajetória de superação de câncer de mama. Logo em seguida, depois de um breve intervalo foi retransmitido a conferência de Shonda Rhimes com “meu ano de dizer ‘sim’ para tudo”.

Os melhores apresentadores do TED são apaixonados pelas ideias que estão compartilhando e a conferência da Dra. Joana Belarmino certamente enquadra-se nesse seleto rol. A professora da UFPB é portadora de cegueira congênita e com simplicidade e muita paixão ela nos apresentou a “visão da cegueira” e criou um elo mental com a plateia que se emocionou com sua força e seu exemplo de superação. Foi a palestra uau do #TEDxJoãoPessoaSalom.

A última conferência foi de Diogo Carvalho que apresentou um conta gotas para cegos, um novo produto desenvolvido por um universitário da UFPB que em breve estará disponível no mercado.

Ainda em 2016 teremos na Capital paraibana a edição do TEDx com o tema desimportância: o contrário das coisas. Eu já fiz minha inscrição, caso você também queira garantir sua vaga acessa o link: https://www.sympla.com.br/tedxjoaopessoa__98024

 

Links TED.com:

https://www.ted.com/talks/tim_urban_inside_the_mind_of_a_master_procrastinator?language=pt-br

https://www.ted.com/talks/shonda_rhimes_my_year_of_saying_yes_to_everything?language=pt-br

Deixe uma resposta

*