barriguda Posted on 23:30

Mestrado em Relações Internacionais da UEPB inscreve para Seminário Internacional que ocorrerá em setembro

1° Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba
1° Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba

O Mestrado em Relações Internacionais (MRI) da UEPB inscreve até o dia 07 de agosto os interessados em enviar resumos para o 1° Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (SIEPRI 2011) que ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de setembro, na Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Arte, em João Pessoa. Com o apoio da Graduação em RI, a atividade é voltada a discentes, docentes e pesquisadores das áreas de Relações Internacionais, Ciência Política, Economia, Direito, História e Geografia.

O tema do evento “Política Externa Brasileira: quem somos, o que fizemos e o que queremos?” norteará as palestras, mesas-redondas, minicursos e várias outras atividades acadêmicas com a participação de pesquisadores de referência nacional e internacional da área de Relações Internacionais, além de representantes da diplomacia brasileira e estrangeira que discutirão assuntos relacionados à temática principal do evento.

De acordo com um dos coordenadores do evento, professor Felipe Reis, o 1° Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais é o quarto evento deste gênero na área de Relações Internacionais organizado pela UEPB, configurando-se como o resultado natural da evolução dos seminários anteriores.

“Pela dimensão e importância crescente que os seminários anteriores tomaram, percebeu-se que já existiam condições para se organizar um evento de âmbito internacional, que agora se propõe a abrir novas possibilidades de intercâmbio e de pesquisas conjuntas com entidades internacionais, bem como ajudará a consolidar o mestrado e a graduação em Relações Internacionais da UEPB como uma referência nessa área de estudo”, declarou o professor Felipe.

A palestra de abertura “Quem somos? A identidade brasileira em questão” será ministrada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ, Márcio Goldman, no dia 14 de setembro, às 14h. Estão confirmados no evento os palestrantes Bruno Ayllón, da Universidad Complutense de Madrid, Eiiti Sato, da Universidade de Brasília (UNB), Gustavo Puyo, da Universidad Nacional de Colômbia, Rafael Villa, da Universidade de São Paulo (USP) e Shiguenoli Miyamoto, da Universidade de Campinas (Unicamp).

Além disso, também estão programados os minicursos “A importância do norte da América do Sul para a política externa brasileira”, a ser ministrado pelo professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Daniel Antiquera e “Ocidentalização do mundo”, tendo como ministrante o docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vantuil Barroso Filho, ambos nos dias 14 e 15, das 9 às 13h.

As inscrições para o público que não tiver trabalhos a apresentar podem ser feitas até o dia do evento, caso haja disponibilidade de vagas.

Para mais informações acesse: http://www.siepri.com.br/

Fonte:
http://www.uepb.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2858&catid=2858&Itemid=410

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *