Você conhece o poder do “leite” vegetal?

O “leite” vegetal vem sendo estudado com o propósito de ofertar uma bebida proteica e que possa ser uma alternativa para intolerantes à lactose. Existem vários tipos de leites vegetais bastante conhecidos e difundidos no cenário mundial, sendo inclusive encontrados em supermercados comuns, como leite de amendoim, leite de amêndoas, leite de soja, leite de arroz, leite de aveia; além dos menos comuns como leite de castanha do Pará, leite de gergelim e o leite de alpiste. Agora, para complementar uma lista cheia de variedades e sabor, eis que surge o leite de banana.

A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo, sendo produzida na maioria dos países tropicais, representa a quarta fonte de energia depois do milho, arroz e trigo. O Brasil é o terceiro maior produtor de bananas, ficando atrás apenas da Índia e Equador.

O leite de banana ainda não é muito conhecido, mas vem conquistando cada vez mais espaço devido ao seu sabor agradável e adocicado.

Um fator positivo no consumo de leites vegetais é que cada um apresenta benefícios distintos, portanto variar o consumo de diversos leites vegetais no cotidiano acarreta também em uma variação de benefícios na sua saúde. Dentre os benefícios do leite de banana estão:

  1. Rico em sacarose, glicose e frutose, conferindo grande aporte energético às células;
  2. Rico em ferro;
  3. Fonte de potássio;
  4. Previne a anemia;
  5. Ajuda na prevenção de hipertensão arterial.

A bebida se trata de uma mistura de água, banana e algumas variações dependendo da receita, da qual resulta o leite, que pode ser consumido puro, com outros alimentos ou ainda em receitas doces como bolos e vitaminas. A preparação é fácil, rápida e econômica.

 

Ingredientes:

1 banana congelada (tipos de bananas que podem ser usadas: nanica, prata, maçã ou ouro)
1 xícara de água

1/4 de colher de chá de canela em pó

1 pitada de sal

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bastante até tornar-se um líquido espumoso.

NOTA:

Se preferir, adicione algumas gotas de essência de baunilha;
Não acrescente açúcar a receita, pois a banana já é uma fruta naturalmente doce e rica em açúcares.

Validade: consumo imediato.

Modo de usar: consumo puro ou em receitas preferencialmente doces.

Contraindicações: não existem contraindicações.

Fonte: Culturaveg

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